quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Por destino ou por acaso

Queria escrever sobre a minha felicidade do dia. Já disse que tenho sérios problemas para decidir em que eu acredito em relação a destino e acaso. As vezes a ideia de destino é muito boa, tenho exemplos na minha vida que comprovam que as vezes o destino é muito plausível. Porém a ideia do acaso também parece muito lógica, por um acaso eu fiz um caminho diferente e te encontrei.

O que quero contar é que hoje na faculdade, por um acaso ou pelo destino, decidi não levar o meu livro na bolsa como sempre. Carreguei-o comigo, junto ao peito e ao meu caderno. Nada de mais até aí, só alguém andando pelo campus. Por acaso ou destino, decidi que hoje pagaria a multa da faculdade, poderia ter escolhido qualquer outra data, mas fui hoje. Lá chegando, na biblioteca, deixei meu caderno e livro em cima do balcão, nada de mais, gente, todo mundo faz isso.

Para me atender poderia ter vindo outra pessoa, qualquer funcionário, mas por destino ou acaso, veio ele. Não sei quem ele é, mas aposto que se eu descreve-lo para qualquer aluno da faculdade saberão me dizer quem é. Um tipo diferente ao mesmo tempo que não, magro, calvo, com óculos que provavelmente são de um grau muito alto, essas são as características físicas dele. Poderia também acrescentar as outras, que provavelmente atribuem a ele, que eu provavelmente já atribuí a alguém só de olhar, julgando mesmo, porque negar algo que por muito tempo existiu em mim e provavelmente ainda existem resquícios? Enfim, ele é um tipo inusitado, excêntrico, eu diria.

A questão é, ele veio me atender e ele viu meu livro A insustentável leveza do ser do Milan Kundera, perguntou se eu estava gostando do que estava lendo, respondi que sim e começamos a conversar sobre o universo mágico que são os livros do Kundera, sobre a forma dele abordar temas como amor e sexo de uma maneira tão sútil e tão verdadeira sobre o ser humano, e como ele conta histórias diversas que são entrelaçadas, diferente ao mesmo tempo em que são iguais. E não só isso, ele ainda me deu indicações de outros livros do autor. Sorri satisfeita e agradeci e ele me sorriu de volta. Foi minha felicidade do dia.


Nenhum comentário: