quarta-feira, 11 de abril de 2012

Blábláblá sobre música

Música é um assunto muito polêmico, rende muito pano pra manga e todo tipo de discussão. Mas como eu não tenho moral para falar de música, eu geralmente me abstenho desse tipo de discussão, para evitar ficar com cara de poser e de tonta.

Então eu vou falar de mim, porque eu até sei falar um pouquinho sobre mim quando não tem alguém dizendo "fale mais sobre você", nesse caso eu não sei falar sobre mim. Então, eu gosto muito de música, queria muito saber tocar algum instrumento, mas faltou esse dom a minha pessoa. Acho que eu faço muita coisa ouvindo música, desde de tomar banho até... estudar, minha mãe não gosta que eu estude ouvindo música, mas eu acho que me ajuda muito ter uma música de fundo, e acho seriamente que se eu pudesse fazer o vestibular ouvindo música eu iria bem melhor, porque música relaxa, desestressa e faz a gente pensa com mais clareza e amplitude, mas tem que ser o tipo de música certa, por exemplo, se eu fizesse a prova ouvindo Parkway Drive, acho que me deixaria um tanto quanto confusa. Mas faria bem tranquila ouvindo Coldplay ou  Vampire Weekend, se bem que essa última talvez me desse um pouco de vontade de dançar, o que não seria uma boa ideia. Mas com certeza não poderia ser uma música em português porque eu ia acabar me perdendo na letra e podendo zuar a prova toda.

Música também interfere no que a gente sente e como a gente sente. Quem nunca colocou uma música triste quando estava triste para se sentir ainda mais triste e ter mais motivos para se empanturrar de sorvete? Eu já fiz isso, uma época trágica que não merece comentários, saí dessa vida e o que importa é isso. Hoje, quando eu sinto uma pontada de tristeza, procuro a música mais barulhenta que eu encontrar, daquelas cheias de rifs e berreiro! Porque ai eu fico com raiva e a tristeza passa, mas ai eu pego raiva da banda e esse é o preço, mas depois passa e tudo volta ao normal.
E tem as músicas para quando estamos felizes, no meu caso quando eu estou feliz eu escuto de tudo, mas tem duas músicas que fazem com que minha felicidade aumente e também servem para me deixar feliz quando eu fico quase triste, Nine in the Afternoon do Panic! At the Disco que me chamou a atenção acredito que por causa do clipe, onde os integrantes da banda aparecem com cabeças de animais e tem uma letra muito fofa, e tem também Fireflies  do Owl City que tem uma letra bonita e fala sobre não conseguir dormir e ficar acordado imaginando as coisas, minhas noites são assim...

Música também lembram pessoas e isso faz com que a gente goste mais, ou menos delas, por exemplo, The Beatles me lembra a Gabi e o Marcus e é um dos motivos para eu gostar de Beatles! E Slipknot me lembra o Rani porque foi ele quem me "apresentou" a banda. Eu acho bom isso, quando você coloca uma música e uma pessoa que você gosta vem na cabeça e você fica com uma saudadezinha gostosa da pessoa.

Música é gostoso, faz bem ouvir, deve ser muito bom fazer. Só acho que falta respeito quando o assunto é esse, porque quem gosta de um estilo e não gosta de outro, sempre fala mal do que não gosta e reclama quando está tocando. Eu não gosto de pagode e acho múscia de fundo de quintal, mas nem por isso eu fico dando chiliquinho com quem gosta, tenho amigos pagodeiros e a gente vive super de boa. É normal as pessoas gostarem de músicas diferentes e de bandas diferentes, caso contrário seria bem chato e não haveria trilha sonora, nem programas de rádio e nem de televisão que falassem de música. Acho que a vida seria sem graça sem a música, triste até, porque a música é capaz de falar aquilo que a gente não sabe dizer.


Mas eu estou falando de música, funk não se enquadra nessa categoria.

Nenhum comentário: