domingo, 8 de abril de 2012

Contos de Fada


Desde pequena, e ainda agora depois de grande, gosto de Contos de Fada, de historias fantásticas e com final feliz. Historias onde o mal sempre sucumbe ao bem. Princesas e Príncipes. Duendes e Dragões. Bruxas e Vilões.
Contos de Fada sempre trazem uma mensagem para as crianças, na maioria das vezes fala sobre acreditar nos próprios sonhos, mas também se esforçar para torná-los reais. Falam de amizade e sobre amor verdadeiro.
São mensagens bonitas e de otimismo, interessantes para as crianças, assim elas aprendem a sonhar e não se tornam adultos chatos e sem sonhos, se bem que o mundo as deixam assim. Mas a maior mensagem que eles me passam é que no fim tudo dá certo e os bons sempre vencem, mas antes eles sofrem.
As histórias meio que seguem uma sequencia de fatos, que acontecem em quase todas:
Quando a história começa são apresentados três personagens: a princesa, que começa a história feliz, ela tem sonhos e amigos; o vilão, que pode ser tanto uma bruxa quanto um padrasto malvado, o vilão sempre tem algum problema com a princesa, e esse pode ter diversas razões,ele sempre cria empecilhos na vida da princesa, para que ela sofra e fique triste; e também são apresentados os amigos da princesa que estão sempre com ela, seja nos momentos felizes ou tristes, eles sempre vão tentar fazê-la sorrir.
Quase sempre o príncipe não aparece nas primeiras páginas, ele só chega no momento certo. 
Bom, a história começa e vemos a princesa com os seus amigos, feliz da vida, toda serelepe e saltitante. 
As coisas sempre vão bem antes de ficarem mal.
Mas ai o vilão faz a primeira maldade, mas não é ma super maldade, a princesa fica triste, mas como  tem amigos que a apoiam e está sempre de bem com a vida, a princesa supera, como mágica ela volta a ser feliz
Mas o vilão volta a agir, pois quer ver a princesa triste, pois o vilão só é feliz vendo a princesa triste, ele só é feliz com a dor dos outros. 
E dessa vez ele acerta a princesa em seu ponto mais fraco e ao descobrir que está vencendo vai maltratando a princesa até que nem os amigos mais conseguem salvá-la.
É nessa hora que surge o querido príncipe, que é o unico capaz de salvar a princesa e derrotar a bruxa, mas isso leva tempo, porque o príncipe é tonto e as vezes ele vai na conversa da bruxa e a princesa sofre ainda mais...
Porém um dia, o vilão é derrotado!
A princesa então é salva por quem se importa e gosta dela, o seus amigos e o príncipe. E eis mais um final feliz =)
Essa é a melhor lição que eu vejo nos Contos de Fada: os bons sempre vencem, independente do que lhes aconteça. Porque no fundo, só reconhecemos o doce depois de provar do amargo.


Eu fiz esse texto faz um tempo para a Samara, que é minha princesa!

Um comentário:

Samara disse...

como amo esse texto e a linda escritora dele *-------------*